sexta-feira, 16 de julho de 2010

Santiago de Compostela


Santiago de Compostela


Na idade média, Santiago de Compostela era o terceiro mais importante destino de peregrinação dos cristãos, perdendo para Jerusalém e Roma. Em volta da Praça do Obradoiro, há um conjunto sem igual na Europa. O granito da região dá uma unidade à mistura de estilos arquitetônicos. Com ruas estreitas e praças antigas, o centro da cidade é bem compacto e pode ser percorrido a pé. Pontos altos:

- Convento de San Martino Pinaro: a igreja barroca deste monastério tem um enorme altar duplo e uma fachada plateresco adornada com figuras entalhadas de santos de bispos.

- Hostal de los Reyes Católicos: construído como hospedaria para os peregrinos doente, é hoje um hotel luxoso.

- Convento de San Paio de Antealtares: é um dos monastérios mais antigos do mundo, fundado no século 9º para abrigar o tumulo de São Tiago, que hoje está na Catedral.

- Praça das Praterias: o portão dos ourives de Catedral se abre para uma praça muito charmosa com a fonte dos cavalos no centro.

- Catedral: este grandioso espetáculo de torres dá as boas vindas aos peregrinos que chegam a Santiago. Embora a parte externa tenha sido remodelada ao longo dos séculos, o interior está praticamente intocável desde o século 11.

- Plaza do Obradoiro: é uma das praças mais bonitas do mundo, além de ser o ponto de encontro dos peregrinos. A fachada barroca da Catedral domina a praça.

P.S.: cada vez que eu leio a história de alguma praça, lembro do Profº Fúlvio e da Profª Silmara nas aulas de paisagismo e de arquitetura brasileira!



Nenhum comentário:

Postar um comentário