quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lisboa I

Igreja da Memória

Palácio Nacional da Ajuda

O palácio Real, destruído no incêndio de 1795, foi substituído no inicio do século 19 pelo edifício neoclássico atual. Deixado inacabado quando a família real foi obrigada a exilar-se no Brasil em 1807, o palácio só se tornou residência permanente da família real quando Luís I foi coroado rei em 1861 e se casou com uma princesa italiana, Maria Pia di Savoia. Não foram poupados gastos para mobiliar os aposentos, decorados com papel de parede de seda, porcelana de Sèvres e lustres de cristal. Um bom exemplo dos excessos pode ser visto da sala Saxe, um presente de casamento dado a Maria Pia pelo rei da Saxônia: todas as peças da mobília são decoradas com porcelana Meisen.

Jardim Botânico da Ajuda

Construído em dois níveis pelo Marquês de Pombal em 1768, esse jardim em estilo italiano é um agradável refúgio no Bairro de Belém. O parque tem mais de 50mil espécies da África, Ásia e América.

Igreja da Memória

Construída em 1760, a igreja foi fundada pelo rei José I em agradecimento por ter escapado de uma tentativa de assassinato nesse local em 1758. O rei voltava de um encontro secreto com uma Dama da nobre família de Távora, quando sua carruagem foi atacada e seu braço atingido por uma bala. Em 1759, os inimigos da família de Távora foram torturados e executados como culpados pelo atentado. Suas mortes são lembradas por um pilar no beco do Chão Salgado, que sai da rua de Belém.

FONTE: Guia Visual Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário