segunda-feira, 19 de julho de 2010

Queluz

Palácio de Queluz


Em 1747, Pedro, o filho mais moço de João V, pediu ao arquiteto Mateus Vicente que transformasse seu pavilhão de caça do século 17 neste palácio de verão em estilo rococó. A parte central, que inclui a sala de musica e a capela, foi construída na época. Depois do casamento de Pedro com a futura Maria I em 1760 o palácio voltou a ser aumentado. O arquiteto francês Jean Baptiste Robilion acrescentou o pavilhão Robillion e os jardins, e modificou a Sala de Música e do trono.

- Sala dos embaixadores: essa majestosa sala foi usada para audiências diplomáticas e também para concertos. O teto em trompe l’oeil mostra a família real.

- Quarto Dom Quixote: neste quarto nasceu e morreu D. Pedro I. O teto em domo e um belo piso de madeiras exóticas dão ao cômodo quadrado uma aparência circular. Cenas pintadas por Manuel da Costa contam a historia de Dom Quixote.

- Jardins do Palácio: os jardins decorados com estátuas, fontes e topiarias eram bastante usados para a diversão. Os concertos iniciados na Sala de Musica terminavam nos Jardins de Malta.

FONTE: Guia Visual Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário