quarta-feira, 14 de julho de 2010

Madrid dos Bourbons

Plaza de Cibeles

Madrid dos Bourbons


A leste da Madrid Antiga havia um bairro idílico com jardins, conhecido como o Prado. No século 16, construí-se um monastério nestes terrenos mais elevados. Os Habsburgo o estenderam para formar um palácio do qual restam apenas ruínas. Os jardins do palácio são hoje o Parque del Retiro. Os reis Bourbon, especialmente Carlos III, escolherem esta área para expandir e embelezar a cidade no século 18. Em volta do Paseo del Prado, construíram belas praças com fontes, um portão triunfal e o que se tornaria o Museo del Prado, uma das maiores galerias de arte do mundo.


Museo del Prado


O museu possui a maior coleção do mundo de pintura espanhola, especialmente as obras de Velázquez e Goya, desde o século 12 até o 19. também tem maravilhosas coleções de outros paises, particularmente quadros flamengos e italianos. O edifício neoclássico foi projetado em 1785 por Juan de Villanueva, sob as ordens de Carlos III, e inaugurado como museu em 1819. Infelizmente ficaremos bem pouco no Prado, temos ainda muita coisa para ver em Madrid, então entraremos pela entra principal e iremos direto ao primeiro andar, na sala da coleção de Velázquez.


Iglesia de San Jerônimo el Real


Construída no século 16 para a rainha Isabel, mas já reformada, San Jerônimo é a igreja real de Madrid. Desde o século 17 passou a fazer parte do palácio do Retiro que ocupava parte desse local. O claustro e parte do átrio formam parte do novo prédio do Museu do Prado.


Real Jardin Botânico


Projetado em 1781 pelo botânico Gómez Ortega e pelo arquiteto Juan de Villanueva. Prova o interessa pelas plantas da America do Sul e das Filipinas do período do período do Iluminismo Espanhol, os canteiros simétricos oferecem enorme variedade de flora.


Parque del Retiro


Situado em um bairro chique de Madrid – Jerónimos, era usado como propriedade privada da família real desde 1632, tornando-se parcialmente aberto ao publico no século 18 e finalmente, em 1869, aberto totalmente. Uma pequena caminhada a partir da entrada norte ao longo de avenidas arborizadas leva ao lago onde de um lado há uma estátua eqüestre de Afonso XII; do lado sul do lago ficam o Palácio Velázquez, neoclássico e de tijolo vermelho e o Palácio de Cristal.


Puerta de Alcalá


Este portal é o mais grandioso monumento erguido por Carlos III na sua tentativa de melhorar a paisagem do leste de Madrid. A construção começou em 1769 e demorou nove anos. É de granito, em estilo neoclássico, com um frontão elevado e esculturas de anjos. Possui cinco arcos retangulares. Até a metade do século 19 o portal marcava o limite leste da cidade. Hoje é o centro da movimentada Plaza de La Independencia e fica melhor à noite, quando iluminado.


Plaza de Cibeles


Além de ser um dos marcos mais conhecidos de Madrid, a Plaza de Cibeles é também um dos lugares mais bonitos da cidade. Fica no meio de uma rotatória no encontro do Paseo del Prado e de Calle de Alcalá. Esta linda fonte esculpida leva o nome de Cibele, a deusa Greco-romana da natureza, sentada em sua carruagem. Em volta da praça erguem-se o Correio, o Palácio de Linares, a sede do Exército e o Banco de España.


Plaze de Colón


Do lado sul da praça decida a Cristovão Colombo há a Biblioteca Nacional e o Museu Arqueológico. Há dois monumentos que celebram o descobrimento da América: o pináculo neogótico erguido em 1885 com Colombo no alto, olhando para o Oeste e um conjunto de quatro enormes formas de concreto com citações sobre a viagem de Colombo à América.


Calle Serrano


Com o nome de um político do século 19, a rua de compra mais chique de Madrid vai do norte, da Plaza de La Indepencia até a Plaza de Eucador, no bairro de Salamanca. Filiais das lojas Versace, Gucci, Escada, Armani e Chanel está não Calle de José Ortega u Gasset. Na Calle de Claudio Coello há varias lojas de antiguidade que matem a elegância da região.



FONTE: Guia Visual Publifolha.

P.S.: Essa imagem da Plaza de Cibeles é o papel de parede do meu not à uns dois anos, então imaginem como estou ansiosa para conhecê-la!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário