segunda-feira, 19 de julho de 2010

Porto

Porto

Desde que os romanos construíram um forte aqui, onde suas rotas comerciais cruzavam o rio Douro, o Porto prospera com o comércio. Depois de expulsar rapidamente os mouros no século 11 e de lucrar fornecendo provisões para cruzadas a caminho da Terra Santa, a cidade se beneficiou da riqueza gerada pelos descobrimentos marítimos de Portugal nos séculos 15 e 16. Mais tarde o comércio de vinhos com a Inglaterra compensou a perda do negocio de especiarias. Até hoje, o Porto é um centro industrial em expansão. Em 2001 foi a Capital Européia da Cultura e seu centro histórico é patrimônio da humanidade pela UNESCO.

O bairro da Catedral domina a parte alta da cidade e ao seu redor foram erguidos vários monumentos lembrando o passado, como a igreja renascentista de Santa Clara e a estação de trem de São Bento.

- Santa Clara: a igreja maneirista de Santa Clara apresenta grande constaste entre a simplicidade da fachada e o luxuoso interior de entalhes dourados.

- Sé: embora seja importante e até um pouco intimidante, a catedral do Porto tem muitos pequenos tesouros.

- Terreiro da Sé: da ampla praça da catedral tem-se uma vista maravilhosa da cidade. Em um dos seus cantos, fica um típico pilar manuelino.

- Estação de São Bento: a estação central de trem, no local de um antigo convento, foi inaugurada em 19196. O interior é um festival de azulejos de Jorge Colaço que retratam os transportes do passado, festas rurais e cenas históricas.

FONTE: Guia Visual Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário