sábado, 17 de julho de 2010

Braga

Bom Jesus do Monte
Funicular

Igrejas, mansões do século 18 e belos jardins dão charme e interesse especial ao centro de Braga, hoje rodeado por bairros mais recentes que cresceram com o desenvolvimento urbano da região.Chamada nos tempos romanos de Bracara Augusta, Braga tem um longo passado como centro religioso e comercial, No século 12, tornou-se sede do arcebispado português e capital religiosa do país.

Como explorar Braga: o pequeno centro histórico se estende ao redor da praça da república, a principal da cidade. Nela, encontra-se a Torre de Menagem, do século 14, única construção restante das fortificações originais, Perto da torre fica a rua do Souto, com elegantes lojas e cafés, entre eles, o Café a Brasileira. No fim da rua está a imponente Sé, a catedral da cidade. Outras igrejas que merecem uma visita é a capela dos Coimbras e a Santa Cruz.

Bom Jesus do Monte:

Em uma encosta coberta de árvores fica o mais espetacular santuário de Portugal. /em 1722, o arcebispo de Barga teve a idéia de construir a gigante Escadaria do Bom Jesus, em estilo barroco, para dar acesso a um pequeno santuário. A escada e a nova igreja foram concluídas por Carlos Amarante em 1811. A parte inferior é um íngreme via crucis com capelas em todas as 14 estações da Paixão que culmina na crucificação de Cristo. O Escadório dos Cinco Sentidos, na parte intermediário da construção, representa os sentidos com fontes e estatuas bíblicas, mitológicas e simbólicas. Há um trenzinho como alternativa às escadas, chamado de funicular, instalado em 1882. Funciona através de um mecanismo hidráulico e sobe até a praça ao lado da igreja em 3 minutos.

FONTE: Guia Visual Publifolha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário