quarta-feira, 7 de julho de 2010

Barcelona II

Arc del Triomf

- Illa de la Discórdia: O mais famoso grupo de edifícios modernistas ilustra a variedade de estilos associados ao movimento. O lugar tem esse nome (Ilha da discórdia) devido a discussão visual que há entre as várias casas. A três casas mais famosas são: Casa Lléo Moreira, primeiro trabalho residencial de Lluís domènech i Montaner; a Casa Amatller, projetada por Puig i Cadafalch em 1898; e a Casa Batlló, de Antoní Gaudí. Essa última é aberta ao público, sua fachada é “aquosa”, com paredes cobertas de azulejos e sacadas de ferro em curva, perfuradas por orifício que parecem mascaras ou caveiras. O telhado em escamas foi pensado para lembrar um dragão, com são Jorge (padroeiro da Catalunha) como chaminé. No primeiro ano da faculdade tivemos que escolher qualquer desenho para fazer em papel preto, e o que eu escolhi foi a Casa Batlló. Ficou lindo o trabalho, tenho até hoje, o considero como meu melhor trabalho de sala de todo curso!

- Parc de la Ciutadella: era o local de uma grande cidadela em forma de estrela construída por Filipe V entre 1715 e 1720. A fortaleza deveria abrigar os soldados que manteriam a lei e a ordem, mas nunca foi usada com esse fim. Convertida em uma prisão que se tornou conhecida durante a ocupação napoleônica, foi odiada na época da repressão liberal do século 19, como símbolo do poder centralizado. Em 1878, sob o déspota esclarecido general Prim, cuja estátua fica no meio do parque, a cidadela foi destruída e o parque dado a cidade, para se tornar em 1888 o palco da Exposição Universal. Três edifícios permaneceram: o Palácio do Governador, hoje uma escola; a capela e o arsenal, ocupado pelo parlamento catalão. Hoje o parque é usado para atividades culturais e de lazer. Várias esculturas decoram o local. Os jardins foram projetados pelo paisagista francês Jean Forestier, tendo como centro uma fonte, circundada por um arco triunfal criado pelos arquitetos Josep Fontseré e Gaudí.

- Arc del Triomf: O portão principal para exposição universal de 1888, no Parc de la Ciutadella foi projetado por Josep Vilaseca e Casanovas. É todo de tijolos em estilo mudéjar, com esculturas representando o artesanato, a indústria e os negócios.

FONTE: Guia Visual Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário