sexta-feira, 9 de julho de 2010

Camp Nou





Todos que me conhecem um pouquinho sabem que eu sou FANÁTICA pelo Real Madrid. Então lá vai um fato histórico de veras curioso:


O lema do F.C. Barcelona é mes que un club, ou seja, mais que um clube. De fato, o Barça tem sido o símbolo da luta do nacionalismo catalão contra o governo central de Madrid. Não ganhar os jogos do campeonato é uma coisa; ficar atrás do Real Madrid é uma completa desgraça. Pois bem, em 1941. Sob o regime de Franco, aconteceu um episódio envolvendo os dois clubes: o barça havia ganho de 3 a zero em casa. No jogo decisivo, no Santiago Bernabéu, em Madrid, a multidão estava tão hostil que a polícia e o juíz “aconselharam” o Barça a evitar confusão. Intimidado, o Barcelona perdeu de 11 a 1. Outro fato, esse eu lembro muito bem, foi em relação ao jogador português Figo. Ele jogou um tempo no Barcelona e alguns anos depois foi vendido para o Real Madrid. Nos clássicos havia várias faixa e manifestações o chamando de traidor... Eu particularmente acho que ele fez um ótimo negócio... (ehehehehhe).


O Camp Nou é o maior estádio de futebol da Europa, fica o mais famoso clube de futebol da cidade, o F.C. Barcelona. Fundado em 1899 é um dos clubes mais ricos do mundo, com mais de 100 mil sócios e um histórico de salários milionários pagos a grandes jogadores. Foi projetado em 1957 por Francesc Mitjans e ampliado em 1982. Hoje já há outro projeto de ampliação da autoria de nada mais que o grande Norman Foster, o mesmo da Millau Brigde, de alguns posts atrás... Vai ficar incrível, segue o link, afinal, uma imagem vale muito mais que mil palavras:


http://www.fosterandpartners.com/projects/1552/default.aspx


Dou o braço a torcer e admito que o estádio vai ficar maravilhoso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário