segunda-feira, 19 de julho de 2010

Coimbra

Coimbra

Coimbra desperta a afeição dos portugueses como nenhuma outra cidade do país. Local do nascimento de seis reis é também a sede da mais antiga universidade de Portugal. Na época dos romanos, a cidade fundada na colina de Alcaçova chamava-se Aeminium, mas à medida que sua importância aumentava, tomou o nome da vizinha Conímbriga. Coimbra foi conquistada dos mouros em 878 para novamente cair em seu domínio um século depois até que foi libertada em 1064 por Fernando de Castela. Quando Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, decidiu mudar sua capital de Guimarães para Coimbra, onde foi sede até 1256.

- Sé Velha: a velha catedral em estilo de fortaleza é considera o mais belo edifício românico de Portugal. Foi erguida para marcar o triunfo sobre os mouros em 1064. No interior,m pilastras quadradas guiam o olhar para o alto da nave e ao retábulo sobre o altar, entalhado por artistas flamengos por volta de 1502, que mostra o nascimento de Cristo, a Assunção e muitos santos.

- Sé Nova: Apesar do nome, a igreja foi fundada pelos jesuítas em 1598. O interior é abobadado, com um domo sobre o cruzamento.

- Santa Cruz: Fundados pela Ordem de Santo Agostinho, em 1131, a igreja e mosteiro de Santa Cruz são ricos exemplos da escola de escultura da própria cidade, do inicio do século 16.

- Universidade de Coimbra: em resposta a um pedido do clero em 1290, Dom Dinis fundou esta universidade em 1537. Os estudos se concentravam em teologia, medicina e direito, até as reformas feitas em 1770 por marquês de Pombal. Há dois ambientes de mais destaque, a capela São Miguel, que tem o teto ornamentado e um maravilhoso órgão barroco, e a biblioteca
Joanina, construída no inicio do século 18, com mais de 300 mil livros.

- Santa Clara, a Velha: desde que foi construído, o convento sofreu várias inundações e acabou sendo abandonado em 1677.

- Santa Clara, a Nova: o enorme convento foi construído entre 1649 e1677 para abrigar as freiras de Santa Clara, a Velha. O edifício foi projetado por um professor de matemática, João Turriano, e hoje parte dele serve de quartel ao exército.

FONTE: Guia Visual Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário