quinta-feira, 1 de julho de 2010

Domaine de Versailles

Palácio de Versailles

Palácio de Versailles

“O palácio atual, iniciado por Luís XIV em 1668, surgiu de uma série de acréscimos ao redor do pavilhão de caça de Luís XII. O arquiteto Lê Vau construiu a primeira parte, que se estendeu ao redor de um pátio. Jules Hardouin-Mansart prosseguiu em 1678, acrescentando o salão dos espelhos e duas alas enormes, uma ao norte e outra ao sul. Ele também projetou a capela, concluída em 1710.”

No site oficial encontrei todas as informações, e como passaremos a tarde, selecionei alguns pontos principais. Muito bom o site, muitas fotos, história, dicas, e dá para comprar o bilhete on line:
Iremos primeiramente no Chateau, que é o Palácio propriamente dito. Os três ambientes que classifiquei como mais interessantes são:
- La Chapelle Royale
- La Galerie des Glaces
- Appartements du dauphin et de la dauphinne
Saíndo do Palácio iremos para a direita, passando pela Fonte do Dragão e pela Fonte de Netuno, e seguiremos (provavelmente de trenzinho) até o "Hameau de La Reine" (a aldeia da rainha), que era justamente um dos lugares favoritos de Maria Antonieta. Logo mais a frente, conheceremos o "Petit Trianon". Já avisei a todos para se preparem para caminhar MUITO nesse dia, no próprio site tem uma planta baixa interativa de todo o complexo, é gigantesco!!!
Ao final do dia, pé na estrada até a cidade de Chartres, que de acordo com o google maps fica à uma hora de Versailles pela "A 10".


Um comentário:

  1. Ai, que legal, o Petit Trianon deve ser encantador, li uma reportagem sobre ele há algum tempo! Quando você voltar, quero detalhes e mais detalhes sobre esse dia!

    ResponderExcluir