sábado, 10 de julho de 2010

Montserrat

Monestir de Montserrat


O Montserrat (“monte serrado”), com seu pico de 1.236m, é o magnífico cenário do lugar mais sagrado da Catalunha, o Convento de Montserrat, cercado de capelas e cavernas de eremitas. A primeira menção à capela é do século IX. O monastério foi fundado no século XI. Quando os franceses atacaram a Catalunha na Guerra da Independência, em 1811, o convento foi destruído e seus monges, mortos. Reconstruído em 1844, foi um reduto da cultura catalã na ditadura franquista. Hoje abriga monges beneditinos. Na basílica os visitantes podem ouvir o Escolania cantar o Salve Regina i Virolai, o hino de Montserrat, às 13h e às 19h diariamente (nos domingos às 12h e às 18h25), menos em julho, agosto e na época do Natal.

Plaça de Santa Maria – os destaques são duas alas de claustro construído em 1477. A fachada moderna é de Françesc Folguera.

O Museu tem em seu acervo quadros catalães dos séculos XIX e XX e diversas obras italianas e francesas. Também exibe objetos litúrgicos da Terra Santa.

Via Crusis – Percurso passa por 14 imagens que representam o caminho de Cristo até a cruz. Começa na Plaça de l’Abat Oliba.

Fachada da Basílica – Agapit e Venanci Vallmitjana esculpiram Cristo e os apóstolos na fachada neo-renascentista da basílica, erguida em 1900 na lugar da igreja original, consagrada em 1592.

Virgem Negra – La Moreneta, atrás do altar, é protegida por um vidro , mas a auréola de madeira fica fora, podendo ser tocada por fiéis. A pequena imagem de madeira de La Moreneta é a alma de Montserrat. Os fiéis dizem que foi feita por São Lucas e levada ao local por São Pedro no ano 50. Séculos depois, conta a lenda que a imagem foi escondida dos mouros na vizinha Santa Cova, uma caverna. Estudos indicam, no entanto, que foi esculpida no século XII. Em 1881, a Virgem Negra de Montserrat se tornou padroeira da Catalunha.

FONTE: Guia Visual Publifolha.

P.S.: A Luanna digitou esse post, valeu Lu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário