quinta-feira, 8 de julho de 2010

Las Ramblas

Las Ramblas

- Las Ramblas: essa histórica rua é cheia de vida durante as 24h do dia, principalmente à noite nos fim de semana. Bancas de jornal, pássaros engaiolados, flores, artistas de ruas, ocupam o largo e sombreado calçadão central. O nome vem do árabe ramla, que significa leito seco de rio sazonal. A muralha de Barcelona, do século 13, acompanhavam a margem esquerda desse rio que corria das colinas de Collserola até o mar. Conventos, monastérios e a universidade foram construídos na margem oposta, no século 16. Com o passar do tempo, o leito do rio foi aterrado. Os edifícios foram demolidos, mas são lembrados nos nomes das cinco Ramblas que compõe a grande avenida entre a Plaza De Catalunya e o Port Vell.


- Font de Canaletes: dizer que alguém bebe as águas de canaletes, nome dessa fonte do século 19, significa que a pessoa é de Barcelona.


- Reail Academia de Ciências e Artes: Um teatro desde 1910, esse edifício possui o primeiro relógio público de Barcelona.


- Palau de la Vireina: A primeira ocupante desse palácio em 1777, foi a vireina, mulher do vice-rei da Espanha no Peru.


- Mercat de Sant Josep: conhecido com la boqueria, é o mercado mais típico de Barcelona.


- Palau Moja: o salão barroco do primeiro andar desse edifício clássico de 1790 é usado para exposições.


- Gran Teatro Del Liceu: a ópera foi reformada duas vezes depois dos incêndios de 1861 e 1994.


- Palau Guell: esse palácio neogótico é considerado um dos mais importantes trabalhos de Gaudí.


- Plaça de la Boqueria: é a praça mais animada de Barcelona e foi construída em 1850. Os postes de luz neoclássicos são de Gaudí.


- Plaça Reial: Uma encantadora praça do século XIX era o local onde se havia um convento de frades capuchinos que foi demolido em 1835, quando Barcelona viveu um momento de profunda renovação urbana.

Encontrei dos sites ótimos sobre Barcelona, fica a dica:

http://www.barcelonaexpedition.com/2009_08_01_archive.html

http://www.bcn.es/

Nenhum comentário:

Postar um comentário