terça-feira, 6 de julho de 2010

Le Puy-en-Velay

Le Puy-en-Velay

Localizada na base de um vulcão, a cidade aparenta ter três picos, cada um tendo como marco uma igreja ou uma estátua. Vista a distância, é uma das paisagens mais emocionantes da França. Atualmente é uma cidade comericial e turísitca, a atralção principal é a cidade santa, que se tornou um local de peregrinações depois que o bispo de Le Puy, Gotescalk, fez uma das prmeiras peregrinações para Santiago de Compostela em 962 e construiu a Chapelle St-Michel d’Aiguilhe. Essa capela mostra fortes influencias mouras na decoração em trevos e nos mosaicos coloridos do arco sobre a entrada principal. Parece emergir como um dedo gigantesco de lava de rocha e pode ser escalada por 268 degraus íngremes. Acredita-se que a igreja esteja localizado no lugar de um templo romano a Mercúrio; sua parte central data do século X, embora a maior parte tenha sido construída um século depois. O chão foi feito de forma a seguir os contornos da rocha do lugar. IMPORTANTE: Só é aberta para visitas a tarde.

Peregrinos do leste da França e da Alemanha, antes de ir para Compostela, reuniam-se na Cathédrale Notre-Dame, com sua famosa Madona Negra e a “pedra da febre” – uma pedra de ritual druida, com seus poderes de cura, incrustada em uma das paredes. Construída a princípio em um local pagão, essa Catedral é uma estrutura românica incrível, com arcos multiformes, palmeiras entalhadas, desenhos de folhas e uma fachada que lembra um tabuleiro de xadrez, indicando as influencias da Espanha moura dada pelo intercâmbio cultural que ocorreu na França meridional nos séculos 11 e 12. Na sacristia, o tesouro ainda inclui a Bíblia de Teodolfo, um documento manuscrito da era da Carlos Magno. A catedral é o centro da cidade santa, que domina a cidade alta, abrangendo o batistério, o claustro, a residência do prior e a capela do Penitentes.

A imensa estátua vermelha de Notre-Dame-de-France, no pico Rocher Corneille foi construída em 1860, com 213 canhões confiscados em Sebastopol durante a guerra da Criméia.

Em meados de setembro, Le Puy veste máscaras e fantasias para o Carnaval renascentista do Festival Pássaro-Rei, que celebra as habilidades dos melhores arqueiros da cidade.

FONTE: Guia Visual Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário