quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lisboa V

Santa Engrácia e seu interior

São Vicente de Fora



Castelo de São Jorge

Após reconquistar Lisboa dos mouros em 1147, o rei Afonso Henriques transformou a cidadela mourisca do topo da colina na residência dos reis portugueses. Em 1511, Manuel I ergueu um Palácio mais luxuoso na atual Praça do Comércio e o castelo se transformou em teatro, prisão e deposito de armas, Após o terremoto de 1755, a fortaleza ficou em ruínas ate 1938, quando Salazar começou uma reforma geral, reconstruindo as muralhas e acrescentando jardins. O castelo pode não ser autentico, mas oferece ótimas vistas de Lisboa. Os pontos altos são as Ameias, por onde se pode andar ao longo das muralhas e o Terraço, uma ampla Praça sombreada que proporciona uma linda vista do Tejo.

Santo Antonio à Sé

A popular igreja de Santo Antônio está localizada onde se acredita que ficava a casa que o santo nasceu. Crianças da região pediam doações, dizendo “uma moedinha para Santo Antonio”, e assim a igreja foi construída. A fachada mistura as curvas do estilo barroco e colunas jônicas do neoclássico. No interior há um lindo painel de azulejos que celebra a visita do papa João Paulo II em 1982 à Igreja.

Em 1150, três anos depois de Lisboa ter sido recapturada dos mouros, Afonso Henriques construiu uma Catedral para o primeiro bispo de Lisboa, o inglês Gilberto de Hasting. O nome Sé vem de Sedes Episcopalis, que significa a morada do bispo. A construção atual mistura vários estilos arquitetônicos. A fachada com campanários gêmeos protegidos e uma magnífica rosácea, conserva seu aspecto robusto românico, o interior é simples e austero. O claustro gótico tem elegantes arcos duplos com capitéis delicadamente esculpidos. O tesouro da Catedral fica no topo de uma escadaria. Abriga um acervo de prataria, estátuas, trajes eclesiásticos, iluminuras e algumas relíquias relacionadas a São Vicente.

Casa dos Bicos

Construída em 1523 por Brás Albuquerque, a fachada é uma adaptação de um estilo difundido na Europa Mediterrânea durante o século 16. Possui pedras em formas de diamantes, chamadas bicos, por isso o nome. É fechada para o publico.

Miradouro de Santa Luzia

O terraço ao lado da Igreja de Santa Luzia proporciona uma ampla vista do Bairro da Alfama. Os pontos de destaque são a cúpula de Santa Engrácia, a igreja de Santo Estevão e as duas torres brancas de São Miguel. Enquanto os turistas se admiram com a paisagem, senhores jogam cartas sob a pérgola coberta de flrres. Há dois painéis de azulejo.

São Vicente de fora

Projetada pelo arquiteto intaliano Filippo Terzi e terminada em 1627, a fachada amarelada em estilo italiano renascentista é sóbria e simétrica, com torres dos dois lados e estatuas dos santos Vicente, Sebastião e Augustinho.

Santa Engrácia

A igreja original desabou durante uma tempestade em 1681. A primeira pedra do novo monumento barroco, colocada em 1682, marcou o inicio de uma saga de 284 que levou a invenção de um ditado segundo o qual um trabalho de Santa Engrácia nunca se completa. A igreja só foi concluída em 1966.

FONTE: Guia Visual Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário