quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lisboa III

Vista do Miradouro

Interior do Teatro

Palácio de São Bento




Palácio de São Bento


Também conhecido como Assembléia da República, este sólido edifício neoclássico abriga o parlamento português. No fim do século 16 foi construído para ser um mosteiro beneditino, mas com a dissolução das ordens religiosas em 1834, virou sede do parlamento, chamado de Palácio das Cortes. O interior é luxuoso, com pilares de mármore e estátuas neoclássicas.


Miradouro de São Pedro de Alcântara


Este miradouro oferece uma ampla vista do lado leste de Lisboa. Bancos e grandes sombras de árvores tornam este terraço uma parada agradável após subir a íngreme Calçada da Glória. Outra alternativa é o Elevador da Glória, um funicular amarelo que desembarca os passageiros em um local próximo ao miradouro.


Solar do Vinho do Porto


O térreo deste solar foi dedicado ao vinho do Porto. Pertenceu ao arquiteto alemão Johann Friedrich Ludwig que construiu o mosteiro de Mafra. Hoje, o bar oferece mais de 200 tipos de bebidas, algumas até raras.


Igreja de São Roque


A fachada simples da igreja é completamente o oposto de seu interior riquíssimo. Foi fundada no século 16 pela ordem dos jesuítas, que estavam no auge de seu poder. Entre muitos azulejos da igreja, os mais antigos e interessantes são os da terceira capela à direita, datados de meados do século 16 e dedicados a São Roque, santo protetor contra a peste.


Igreja do Carmo


As ruínas góticas desta igreja carmelita, construída sobre um declive que se destaca no Bairro da Baixa, trazem lembranças da destruição causada pelo terremoto de 1755. Os tremores fizeram a igreja desabar durante uma missa, soterrando varias pessoas. Fundada no fim do século 14 por Nuno Álvares Pereira, um comandante que se tornou membro da ordem das Carmelitas, a igreja já chegou a ser a maior de Lisboa. Fora da igreja, no largo do Carmo, há o Chafariz do Carmo, uma fonte do século 18 projetada por Ângelo Belasco.


Teatro Nacional de São Carlos


No lugar de uma antiga casa de ópera, destruída pelo terremoto de 1755, está o Teatro de São Carlos, erguido por José da Costa Silva. No estilo do La Scala de Milão e do San Carlo de Nápoles, o edifício possui uma fachada bem proporcionada e um belo interior rococó. Infelizmente o lado de fora é prejudicado pelo estacionamento que ocupa a praça em frente.


FONTE: Guia Visual Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário