quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lisboa IV

Praça do Comércio

Praça dos Restauradores

A Praça celebra a libertação do país do domínio espanhol em 1640. É logo identificada por seu elevado obelisco de 1886, onde estão inscritos nomes e datas das batalhas da restauração.

Rossio

Formalmente chamada de Praça Dom Pedro IV, o Praça do Rossio é o centro vital de Lisboa há seis séculos. Durante suas historia, foi palco de touradas, festivais, desfiles militares e dos hediondos autos-de-fé. Hoje é o palco apenas de ocasionais comícios.

Praça da Figueira

Antes do terremoto de 1755, a praça ao lado do Rossio abrigada o Hospital de Todos os Santos. No projeto de Pombal a Praça assumiu o papel de mercado central da cidade. Em 1885, foi criado um mercado coberto, demolido nos anos 50. Hoje, os edifícios de quatro andares são ocupados por lojas, hotéis e cafés, e a praça não é mais um mercado.

Rua Augusta

Uma agitada rua de pedestre, decorada com calçadas em mosaico e ladeada por butiques e cafés ao ar livre, a Augusta é a principal rua turística e a mais elegante do Bairro da Baixa. O triunfal arco da Rua Augusta emoldura a estátua de José I na Praça do Comércio.

Praça do Comércio

Esta imensa área abrigou o palácio real por 400 anos. O lado sul, enfeitado por duas torres quadradas, é voltado para o Tejo. Esta sempre foi o mais belo portão de entrada de Lisboa, onde a realeza e os embaixadores desembarcavam. O imponente arco triunfal no lado norte da praça, conduz à Rua Augusta. Hoje a praça é usada para eventos culturais e festivais.

FONTE: Guia Visual Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário