terça-feira, 6 de julho de 2010

Perpignan

Palais des Rois de Majorque

Perpignan


Tem um ar distintamente sulista, com palmeiras na avenida do rio Têt, fachadas das casas e das lojas em tons vibrantes de turquesa e rosa, e ruas do bairro árabe que vendem especiarias aromáticas, cuscuz e paella (mas ainda não estamos na Espanha, ta quase!).

A cidade atingiu seu apogeu nos séculos 13 e 14 sob o domínio dos reis de Mallorca e de Aragão. O enorme Palais des Rois de Majorque ainda ocupa uma grande área na porção sul da cidade. O acesso para o palácio é tão complicado para os turistas como eram para os invasores no século 13. O conjunto de degraus em ziguezague dentro das fortificações construídos por três séculos leva aos elegantes jardins do castelo. A entrada é pela Tour de l’Hommage, cuja do alto é possível desfrutar de uma visão panorâmica da cidade.

Uma das mais belas construções é o Loge Mer, na frente da praça. Construído em 1397 para alojar a Bolsa Marítima, o prédio mantém seu estilo gótico original apenas no lado leste. O restante foi reconstruído no estilo renascentista em 1540, com tetos de madeira entalhada e molduras trabalhadas.

Cathédrale St-Jean: coroado por um campanário de ferro batido, esta catedral teve sua construção iniciada em 1324 e finalizada em 1509. É formada quase que inteiramente de seixos do rio assentados com tijolo vermelho, em um estilo comum na região devido a escassez de outro materiais.

FONTE: Guia Visual Publifolha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário