quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lisboa II

Padrão dos Descobrimentos

Mosteiro de São Jerònimos

Mosteiro de São Jerònimos

Um monumento à riqueza da Era dos Descobrimentos, o mosteiro é o ápice da arquitetura manuelina. Encomendado por Manuel I, por volta de 1501, após o retorno de Vasco da Gama das Índias, sua construção foi financiada em grande parte com os lucros do comércio de especiarias e os impostos sobre o ouro. Vários arquitetos trabalharam no projeto, dos quais o mais notável era Diogo Boitac, substituído por João de Castilho em 1517. O mosteiro ficou sob os cuidados da Ordem dos Jerônimos até 1834, quando todas as ordens religiosas foram dissolvidas. No portal Sul a arquitetura geométrica do portal é quase ofuscada pela decoração exagerada, e no claustro há rendilhados delicados e imagens entalhadas decorando arcos e balaustradas.

Padrão dos Descobrimentos

Estrategicamente localizado na beira do rio Tejo em Belém, o Padrão dos Descobrimentos foi construído em 1960 para celebrar o quinto centenário da morte de Henrique, o Navegador. O monumento tem 52m de altura, encomendado pelo governo de Salazar, homenageia os navegantes, patronos reais e todos os que participaram do rápido desenvolvimento da Era dos Desenvolvimentos em Portugal.

Torre de Belém

Encomendada por Manuel I, a torre foi construída como uma fortaleza no meio do Tejo de 1515 a 1521. Ponto de partida dos navegadores que viajavam para descobrir as rotas de comercio, esta jóia manuelina tornou-se um símbolo da grande era de expansão de Portugal. A beleza da torre está na decoração externa, Enfeitada com cordas esculpidas na pedra, possui sacadas trabalhadas, torres de vigia em estilo mourisco e ameias características com o formato de escudos, O interior gótico sob o terraço, que serviu como deposito de armas e com prisão, é muito austero, mas os aposentos merecem uma visita pela galeria e pala visita.

FONTE: Guia Visual Publifolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário