sexta-feira, 16 de julho de 2010

Salamanca

Salamanca

A cidade universitária de Salamanca é o melhor exemplo de arquitetura renascentista e plateresca da Espanha. Fundada como um povoado Ibérico na época pré-romana, a cidade caiu em poder de Aníbal em 217 a.C. Os irmãs Churriguera se destacam entre artistas e artesãos da cidade. Suas obras podem ser vistas em muitos dos edifícios de Salamanca.

- Plaza Mayor: Essa praça do século 18 é uma das maiores da Espanha. Do lado leste fica o Pavilhão Real com o busto de Filipe V que construiu a praça.

- Palácio de Fonseca: construído em 1538 pelo arcebispo Alonso de Fonseca.

- Torre del Clavero: esta torre do século 15 possuiu torrões originais adornados com o brasão de seus fundadores.

- Iglesia-Conventa de San Esteban: a fachada plateresca de igreja é entalhada com um relevo delicado. Acima da porta há um friso com medalhões e brasões.

- Convento de la Dueñas: Esculturas de demônios, caveiras e rostos atormentados nos capitéis de belo claustro de dois andares contrastam com os delicados entalhes da Virgem Maria.

- Puente Romano: a ponte romana sobre o rio Tormes, construída no século 1º d.C. mantem 15 de seus 26 arcos originais. Dela se tem uma ótima vista da cidade.

- Catedral Vieja e Catedral Nueva: apesar dessas duas catedrais vizinhas possuírem estilos diferentes, elas se harmonizam.

- Universidad: no centro de sua fachada há um medalhão entalhado em alto relevo que retrata os Reis Católicos.

FONTE: Guia Visual Publifolha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário