segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fátima

Santuário de Fátima

O colossal Santuário de Fátima recebe milhares de peregrinos. Uma basílica neo barroca em calcário, rodeada de santos, com uma torre de 65m de altura, numa esplanada duas vezes maior que a Praça de São Pedro, em Roma. Nos dias 12 e 13 é comemorado o dia de Nossa Senhora de Fátima, data que a Virgem Maria apareceu para os três pastorinhos. (O pai, a mãe, a tia e o tio estiveram lá ano passado, no dia 13, no meio de uma multidão com pessoas do mundo todo, e esse ano estaremos lá no dia 14/08, que a comemorada a Assunção de Nossa Senhora).

Na esplanada, a Capela das Aparições marca o local da aparição. Em seu interior, a coroa da Virgem guarda a bala do atentado contra o papa João Paulo II em 1981. A leste, a casa das crianças que tiverem a visão tornou-se a Casa dos Pastorinhos. Nas aparições para Francisco, Jacinta e Lúcia, a Virgem Maria revelou três segredos para os pastorinhos, e eles contaram apenas para o arcebispo da arquidiocese e para o Papa. O primeiro segredo era uma visão do inferno; o segundo, uma guerra muito pior que a primeira (a segunda guerra mundial), e o terceiro, foi a visão do atentado ao Papa. Lúcia foi a que viveu por mais tempo, se tornou irmã carmelita e morreu em 2005.

FONTE: Histórias contadas por Joine Ferreira Cantão, também conhecida como mãe (ela sabe tudo de todos os santos, é um dicionário de teologia!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário