sábado, 19 de junho de 2010

Um teco de filosofia...


Um pouquinho de filosofia, não faz mau a ninguém, não é? Pois bem, um casal estava indo para uma festa na casa de uns amigos, em um endereço novo. A moça, mais que eficiente, já havia consultado o mapa e sabia com precisão onde era o local. Em uma certa altura do trajeto, a moça disse: vire a esquerda. E o marido: não, tenho certeza que é à direita. "Tudo bem", a moça respondeu. Após algumas quadras, o marido se deu conta que realmente estavam no caminho errado, fez meia volta e pegou a esquerda, e encontraram a casa dos amigos. Intrigado, ele pediu a sua esposa: se você tinha certeza do endereço, porque não insistiu comigo? "Se eu tivesse insistido, nós acabaríamos discutindo e estragando a noite. Não faz mau chegarmos um pouquinho atrasados. Prefiro ser feliz a ter razão".
E você? O que prefere?
Quando indagada sobre o que eu achava melhor, disse que prefiro ter razão. Já, outras pessoas, talvez mais sábias que eu, preferiram serem felizes. Mas quem sabe ter razão me faz feliz. Acredito que dependa da personalidade de cada pessoa. Pessoas tecnocratas, funcionais e práticas preferem sempre ter razão, enquanto que as humanitárias e passionais sempre buscam a felicidade. Mas a felicidade é algo tão relativo... E além disso, concordando com as palavras de um sábio amigo, o ser humano não só pode com DEVE ser flexível. É preferível ser esse metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
Então, seja feliz, da sua maneira, e carpe diem!


2 comentários:

  1. Eu prefiro ser feliz... Mas acho que é justamente essa diferença, entre pessoas tecnocratas e pessoas passionais, como você comentou, que faz o mundo funcionar. São complementos, um precisa do outro.
    Adorei o assunto desse texto!

    ResponderExcluir
  2. Acho que todos preferem ser FELIZES, sempre... a forma que constroem sua felicidade é que diferencia as pessoas e faz com que exista o equilibrio...
    Todo mundo gosta de filosofar!! =D

    ResponderExcluir