terça-feira, 6 de julho de 2010

Montpellier

Place de la Comédie

É uma das mais animadas e avançadas cidades do sul da França, com um quarto de sua população com menos de 25 anos (URRUL!). Nas noites de verão, em época de aulas na universidade, mais parece um festival de rock do que a capital de Languedo-Roussillon (subitamente tive um seriíssimo interesse em procurar um curso de pós ou mestrado nessa cidade...).

O “agito” concentra-se na Place de la Comédie, que, por ter uma fora de ovo, é conhecida como “l’Oeuf”. É lá que está seu teatro da ópera, do século 19, de frente para a Fonte de Trois Grace, cercada por animado cafés (esse lugar existe? É perfeito demais!).

Uma esplanada de plátanos e fontes leva ao Corum, centro de teatro e convenções sintonizado com os novos e admiráveis projetos arquitetônicos locais. O melhor da cidade é o conjunto residencial pós moderno de Ricardo Bofill, conhecido como Antígone, inspirado na Basílica de São Pedro, em Roma.

Montpellier foi fundada relativamente tarde nesta região de antigas cidades romanas, desenvolvendo-se no século X, em conseqüência do comércio de especiarias com o Oriente Médio. Sua escola de medicina foi fundada em 1220, em parte como resultado dessa troca de conhecimentos e culturas, e continua sendo uma das mais respeitadas da França.

Grande parte da cidade fora devasta pelas guerras religiosas do século 16, restando apenas a Tour de la Babote e a
Tours des Pins, do século XII. As duas principais igrejas são a Cathédrale St-Pierre e a Notre-Dame des Tables. Um bom lugar para observar a posição da cidade entre as montanhas e o mar é o Promenada de Peyrou, uma grande praça do século 18 dominada pelo Château d‘Eau e pelo aqueduto que servia a cidade. Há também o Jardin dês Plantes, os jardins botânicos mais antigos de toda a França, criado em 1593.

FONTE: Guia Visual Publifolha

Um comentário:

  1. Esse parece ser um dos destinos mais divertidos, também querooo! Adorei a parte da população ser jovem, do rock, da arquitetura pós-moderna... Tire muitas fotos pra me mostrar!

    ResponderExcluir